SALA VIRTUAL DE CATEQUESE
==================================
===================================
---=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-====----
=====================================
======================================
-----------------------------------------------------------
========================================
=====================================
==============================================
==============================================
==============================================
==============================================
Respostas dos catequizandos:
________________________________________________
Respostas dos catequizandos:
_______________________________________________
respostas dos catequizandos:
-------------------------------------------------------------------------------
respostas dos catequizandos:
______________________________________________
respostas dos catequizandos:
---------------------------------------------------------------------------------
respostas dos catequizandos:


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O DISCÍPULO MANTÉM SUA DISPOSIÇÃO
MOTIVAÇÃO – Vamos ler na Bíblia um texto que fala da disposição que o discípulo precisa ter. Ser discípulo é missão que a pessoa de fé assume. Missão supõe compromisso e muita disposição. é o que veremos.
TEXTO : LUCAS 9, 57-62
APROFUNDAMENTO
O texto à primeira vista nos assusta. Jesus parece exigir demais. Mas vamos entender melhor o que DEUS quer nos dizer sobre o compromisso de disposições de quem quer seguir a CRISTO.
O discípulo de Jesus precisa ter : ESPÍRITO DE SACRIFÍCIO
“ As raposas têm covas e os pássaros do céu tem ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.”
Para podermos entender: Espírito de sacrifício é a capacidade de enfrentar situações difíceis, sem desanimar. Quem não tem essa qualidade desanima logo na primeira dificuldade. Seguir Jesus pode nos levar a ter de enfrentar tarefas que vão exigir de nós algum esforço. Por isso Jesus explica a quem quer segui-lo que a vida do discípulo não é marcada pela da facilidade. O discípulo de Cristo busca o que é bom. E nem sempre o que é bom é o mais fácil. Esse é o sentido do versículo “ As raposas têm suas tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Raposas e pássaros não precisam se sacrificar muito ou seja, vivem do que têm. O Filho do Homem é o próprio Jesus, é Deus feito homem. Não ter onde reclinar a cabeça significa levar uma vida às vezes dura e difícil. Jesus passou por muitas dificuldades e se manteve sempre firme. Não é que o discípulo vai encontrar somente dificuldades. Há muita coisa boa no seguimento de Cristo. Muitas alegrias e realizações. Mas há também certas dificuldades que o cristão precisa enfrentar, sem perder a alegria, mantendo-se firme na fé. Quem não tem espírito de sacrifício desanima logo e não consegue seguir Jesus por muito tempo. A lei do menor esforço não combina com o discípulo de Jesus.
O discípulo de Jesus precisa ter : PRONTIDÃO
“ Deixa que os mortos enterram os seus motos; mas tu vai e anuncia o Reino de Deus. “
Convidado a seguir Jesus, alguém deu essa desculpa: “ primeiro, vou enterrar meu pai; depois te sigo”. Que significa uma desculpa assim ? A gente precisa ter prontidão. Não podemos deixar
para depois, ficar adiando a nossa decisão de seguir a Cristo. Prontidão é começar já; não deixar para amanhã nossa decisão de nos comprometer com Jesus. Ao ler o texto, a gente fica assustado. Dá a impressão de que o pai do sujeito já estava morto e Jesus não queria que ele acompanhasse o velório. Mas não é isso, se já estava morto, o filho não somente podia como devia enterrar o pai. Mas não precisava tornar-se discípulo somente depois disso. Já podia se comprometer. Mas vamos imaginar que o pai do sujeito não estava morto, talvez nem doente. Hoje em dia acontece a mesma coisa. Convidadas a seguir Jesus ou a assumir algum compromisso de fé, as pessoas dão desculpas para adiar sua resposta: “ depois que meu pai morrer eu me comprometo, porque agora tenho de cuidar dele”. Podemos, muito bem cuidar do pai e ser discípulo de Cristo ao mesmo tempo. Uma coisa não impede a outra. Aliás, cuidar do pai já sinal de discipulado.
Outros dizem: “depois que eu me aposentar, vou me comprometer mais”; ou: “depois que meus filhos crescerem ou quando eu me formar “. E com desculpas de todo tipo, vamos adiando a nossa resposta ao chamado que Jesus sempre nos faz.
A resposta de Jesus quase sem sentido. Deixar que os mortos enterrem os mortos? Mas são os vivos que enterram os mortos. O que Jesus quer dizer é que a pessoa chamada não deve arranjar desculpas pra fugir do convite para ser discípulo. Para seguir Jesus, é preciso ter prontidão.
O discípulo de Jesus precisa ter: PERSEVERANÇA
“ Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus.”
Nesse terceiro caso, a pessoa convidada a seguir Jesus quer primeiro despedir-se de sua família. Parece não haver nada de errado nisso. Mas, se isso for mais uma desculpa do tipo “ primeiro vou consultar minha família, pode não funcionar. No tempo de Cristo, às vezes a própria família ficava contra aqueles que queriam seguir Jesus. Então, se a pessoa quer seguir Jesus, a família não pode ser um obstáculo.
Por isso Jesus responde com um ditado popular que significa: “ Quem põe a mão no arado precisa olhar pra frente, e não pra trás”.
Para quem não sabe, arado é um instrumento usado para arar a terra ( remover a terra ), hoje em dia isso é executado por tratores, mas antigamente o arado era puxado por bois ou cavalos e a pessoa incumbida tinha que segurar o arado e estar sempre atento para que o arado não saísse de sua trajetória, enquanto revolvia a terra.
Olhar para frente nos leva a pensar no futuro, ser perseverante. Olhar para trás pode nos levar a desistir e abandonar o caminho de Cristo. Muitos de nós ainda usa a família como desculpa para não seguir Jesus. Dizem: “tenho família grande, não tenho tempo” ou “tenho filhos pequenos, não posso agora” ou ‘”meu marido ( esposa) não gosta que eu saia de casa, não posso ir a igreja, no caso de vocês pré-adolescentes são muitas vezes os meios de comunicações: internet, televisão, etc. e por aí vão surgindo as desculpas mais variadas e as pessoas vão deixando de seguir Jesus.
Conclusão
Para seguir Jesus temos que ter Espírito de Sacrifício, Prontidão e Perseverança, nos dias de hoje nós como discípulos de Jesus temos que estar atentos ao seu chamado. E você catequizando que se propôs a seguir o Mestre Jesus deve estar atento e vigilante para fazer com que a vontade de Deus aconteça no ambiente escolar respeitando professores e colegas, nos momentos de diversão e lazer, nos seu lar vivendo uma vida fraterna com seus familiares e participar regularmente das atividades da igreja na sua comunidade, indo com frequência às missas, confessando seus pecados, alimentando-se da palavra e do corpo de Cristo através da Santa Eucaristia.
No seguimento de Cristo é preciso ter muita disposição para poder seguir até o fim sem desanimar, pois lembremos que até um de seus discípulos: Judas, desistiu e abandonou Jesus, chegando ao ponto de trai-lo o entregando a morte. Sejamos firmes na Fé e perseverantes no caminho da santidade.
QUESTÕES PARA RESPONDER
1- Quais as três características que a gente precisa ter pra seguir Jesus, de acordo com acabamos de ver ?
2- O que é ter espírito de sacrifício ?
3- O que significa ter espírito de prontidão ?
4- O que significa ser perseverante ?
5- Você conhece casos de desculpas que a gente costuma dar para adiar nossos compromissos com Jesus ou deles fugir ?
Respostas do catequizandos: (nos comentários)
(clique na imagem para ampliar)
Respostas do catequizandos: (nos comentários)
(clique na imagem para ampliar)
1- Para seguir Jesus temos que ter Espírito de Sacrifício, Prontidão e Perseverança.
ResponderExcluir2- Espírito de sacrifício é a capacidade de enfrentar situações difíceis, sem desanimar.
3- Prontidão é começar já; não deixar para amanhã nossa decisão de nos comprometer com Jesus.
4- Qualidade de quem não desiste facilmente diante de uma dificuldade; obstinado, persistente;
que possui perseverança.
Olhar para frente nos leva a pensar no futuro, ser perseverante.
5- Sim. Exemplo: ter saído na noite anterior e estar cansado para ir à missa; não querer acordar cedo para ir à missa, entre outros.
Mariane
ResponderExcluir1- Espírito de sacrifico,prontidão e perseverança.
2-É a capacidade de enfrentar situações difíceis sem desanimar.
3- Prontidão é começar já; não deixar para amanhã nossa decisão de nos comprometer com Jesus.
4- Olhar para frente e pensar no futuro.
5- Sim.
Espírito de sacrifício,prontidão, perseverança
ResponderExcluirEspírito de sacrifício é ter á capacidade de enfrentar situações difíceis sem desanimar
ResponderExcluirProntidão é começar já; não deixar para amanhã nossa decisão de nos comprometer com Jesus.
ResponderExcluirPara não inventar desculpa para não seguir DEUS.Nós sempre devemos olhar para frente e não para tráz
ResponderExcluirSim.Várias pessoas usam á desculpa que está muito casado para ir á missa ou porque Táva muito frio
ResponderExcluirAna Júlia
ResponderExcluir1 Prontidão Perseverança e espírito de sacrifício
2 É a capacidade de enfrentar situações difíceis sem desanimar
3 É começar já , não deixar pra amanhã
4 Perseverança é não desistir facilmente sempre persistir no que acredita
5 Sim como por exemplo deixar de ir a missa para ir fazer alguma coisa que a pessoa acha que é mais legal ou importante sendo que a coisa mais importante da nossa vida é jesus
GUSTAVO
ResponderExcluir1-Espírito de sacrifício,prontidão e perseverança
2-Espírito de sacrifício é ter á capacidade de enfrentar situações difíceis sem desanimar
3-Prontidão é começar já;não deixar para amanhã nóssa decisão de nós comprometer á Jesus
4-Para não inventar desculpa para não seguir DEUS.Nós sempre devemos olhar para frente e não para tráz
5-Sim.Várias pessoas usam á desculpa que está muito cansa para ir á missa ou porque Táva muito frio
1- O ramo da árvore precisa estar unido ao tronco para dar fruto. Para nós significa que devemos estar unidos a Deus, seguindo os ensinamentos que Jesus nos deixou.
ResponderExcluir2- Os ramos que se separam do tronco secam, morrem e só servem para serem queimados. Para nós significa que quando nos afastamos de Deus, nos tornamos pessoas destruídas, aniquiladas e reduzidas a nada.
3- Jesus quer que nossa alegria seja fazendo o bem. Para ter a alegria completa devemos produzir bons frutos, vivendo unidos a Cristo e aos nossos irmãos.
4- Jesus nos chama de amigo. A diferença é que servo faz por obrigação e o amigo faz as coisas por amor, porque gostam do que agrada a Deus e o que é bom para nossa vida.
4
ResponderExcluir1 temos que estar perto de jesus para propagar a palavra e assim darmos mais frutos
2. Os ramos quando se separam do tronco se secam e só servem para serem jogados ao fogo nos temos sempre que permanecer perto de jesus pois somente assim daremos muitos frutos
3. Nossa alegria é estar perto do senhor
4os amigos fazem as coisas somente para agradar a deus já os servos por obrigačao
5
ResponderExcluir1. O primeiro pois ele disse q não queria ir mas pelo menos ele não mentiu
2. O segundo
3. O primeiro pois ele se arrependeu depois mas pelo menos ele não mentiu
4. A coerência é o ato de não mentir o segundo filho não foi coerente com oque disse ele mentiu para seu pai
5 porque ele veio a caminho de justiça
1- Na parábola, o segundo filho foi o sincero.
ResponderExcluir2- O primeiro filho foi o que mentiu para o pai.
3- O segundo filho foi o que agradou mais ao pai.
4- Diante disso, ser coerente significa que mesmo dizendo não para o pai, o segundo filho, se arrependeu do que disse, mudou de ideia e fez a vontade de seu pai.
5- Jesus critica os sacerdotes e anciãos, porque esses são incoerentes entre o “falar” e o “fazer”. Os publicanos e prostitutas são elogiados, porque apesar de Jesus não aprovar o modo de vida deles, Ele reconhece a acolhida que deram à mensagem de conversão de João Batista, julgando dessa forma, como sendo o cumprimento da vontade de Deus.
1- O terceiro servo que enterrou o dinheiro, desperdiçou uma grande oportunidade.
ResponderExcluir2- Os dois outros servos foram espertos, investiram o dinheiro e duplicaram o valor que tinham recebido.
3- Essa parábola nos ensina que não devemos desperdiçar as oportunidades que Deus nos dá.
1 Ele foi preguiçoso e assim não conseguiu outros talentos
ResponderExcluir2 Os outros dois fizeram oq lhe disseram pra fazer e assim conseguiram mais talentos
3 Nossa lição foi que não podemos ter preguiça temos que aproveitar muito bem as oportunidades
Achei interessante que o texto fixa bem que não podemos servir a dois senhores
ResponderExcluir2 aonde seu coração prevalece é ali onde estará seu verdadeiro tesouro
3ou você segue Deus e a Palavra ou aos homens e o dinheiro
4nao podemos nos preocupar com o futuro pois temos que nos preocupar com o presente o futuro terá suas próprias preucupaçoes
1- Os bens são um acréscimo, ou seja, algo a mais de que necessitamos para viver. Gostaria de destacar a mensagem que Jesus diz: “Buscai primeiro o reino de Deus”.
ResponderExcluir2- Entendo, que o tesouro que devo juntar, é tudo aquilo Jesus me ensina, pois aí estará meu coração.
3- Entendo que não devemos colocar o dinheiro e os bens materiais em primeiro lugar, mas sim, que devemos ter mais tempo e disposição para fazer o que agrada a Deus.
4- O texto fala que as pessoas se preocupam muito com o dinheiro, ou seja, com os bens e as necessidades materiais e se esquecem de colocar como prioridade em suas vidas as coisas de Deus.
1- A porta significa a salvação; aprender a seguir Jesus e o pastor de ovelhas é o próprio Jesus.
ResponderExcluir2- O bom pastor cuida e dá sua vida pelas ovelhas, já o ladrão vem para roubar, matar e destruir.
3- As ovelhas que merecem tanta atenção do pastor, são aquelas que estão afastadas do rebanho e que precisam de cuidados.
1 ele é a nossa porta de entrada para a vida eterna e diz que é o bom pastor porque lê conhece o seu rebanho e nos que somos as ovelhas o conhecemos
ResponderExcluir2 o ladrão está lá somente para roubar já o pastor proteja as ovelhas e as salva do perigo
3 nos nomos as ovelhas o seu rebanho
1- Os filhos de Zebedeu eram João e Tiago.
ResponderExcluir2- A mãe deles foi pedir a Jesus, para que no Reino Dele, esses seus dois filhos se assentassem um à tua direita e o outro à tua esquerda.
3- Esse pedido significa que de forma ambiciosa, os irmãos desejavam um lugar de honra.
4- Jesus achou uma afronta. Então, a princípio, sua reação foi questioná-los e explicou que certamente eles beberiam do seu cálice; mas o assentar-se à sua direita ou à sua esquerda não cabia a Ele conceder, pois esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados pelo Seu Pai. Portanto, é preciso tornar-se aquele que mais serve, mais luta, mais se entrega e mais se sacrifica.
1 Tiago e João
ResponderExcluir2 Ela pediu que seus filhos se sentasem ao lado do pai no paraíso
3 Ela quer garantir o melhor lugar possível para os filhos no céu mas Jesus explica qhe para isso eles prescisam ser bons na terra
4 Ele diz que a mulher não sabe oque pediu ele explicou a mulher que os filhos dela tem o lugar reservado por deu e isso ele não pode descidir
1 o rico vivia esbanjando seu dinheiro já o pobre mal tinha o que comer
ResponderExcluir2 o rico foi para o inferno e o pobre para o ceu
3 para avisar seus irmãos para serem generosos e fazerem o bem na terra
4 as pessoas na terra tem no que acreditar a a que sigur
1- Na parábola a diferença é que o rico vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Já o pobre, cheio de chagas, vivia à porta do rico, esperando migalhas para se alimentar.
ResponderExcluir2- De acordo com a parábola depois que ambos morreram, o mendigo foi levado pelos anjos para o seio de Abraão e o rico foi levado para o inferno.
3- O rico depois de morto queria voltar à terra, para dar aos cinco irmãos o testemunho, a fim de que não fossem também, para este lugar de tormento (inferno).
4- O sentido da resposta dita a Abraão é que se o povo não ouvia a Moisés e nem aos profetas, tampouco acreditariam, que algum dos mortos ressuscitasse.
1- Jesus compara o Reino de Deus como uma rede que é lançada ao mar e apanha toda sorte de peixes.
ResponderExcluir2- A rede lançada ao mar não seleciona por si própria o que apanhou.
3- A tarefa de selecionar os peixes compete aos pescadores.
4- Quando retira a rede do mar os pescadores se assentam e juntam os peixes bons em cestos, mas jogam fora os ruins.
1 A uma rede no mar
ResponderExcluir2 não
3 os pescadores na terra e os anjos no céu
4 levam para a praia e separam os peixes bons dos ruins
ResponderExcluirAna Júlia
1 a messe é grande mas os operários sao. Poucos
2 Compaixão é se colocar no lugar de outra pessoa
3 muitos são os trabalhos de Deus mas poucos são os operários
1- Jesus sentiu compaixão pelo povo, porque viu que andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.
ResponderExcluir2- Eu entendo que compaixão é quando consigo compreender o estado emocional de outra pessoa e tento aliviar o sofrimento dela.
3- Na frase de Jesus: “A colheita é grande, mas os operários são poucos”, entendo que, são muitas as pessoas que Ele precisa levar a boa-nova do Reino de Deus, palavras de conforto e gestos de transformação. No entanto, são poucos com quem Jesus pode contar, não pode ser qualquer um. Ele precisa de mais discípulos, mas esses precisam ser capazes de sentir compaixão.
1- Acredito que ser o melhor conselho é o de ser coerente.
ResponderExcluir2- Para mim, testemunhar a fé é levar em conta o que Jesus ensina e praticar o bem.
3- Porque dessa forma, vamos agir com esforço,boa vontade e retidão.
1- Um homem sensato constrói sua casa com prudência, procurando construí-la sobre uma base sólida.
ResponderExcluir2- O insensato ergue sua casa de qualquer modo, constrói até sobre a areia.
3- Quando vem a chuva, o vento e a enchente, a casa do homem sensato se mantêm “de pé” e a casa do homem insensato desmorona.
4- Deus compara o homem sensato, ao discípulo que deve sempre ser atento e fiel ao que Deus nos fala por meio das Sagradas Escrituras. Já o homem insensato, Deus compara a pessoa que não dá atenção à palavra de Dele.
1-40
ResponderExcluir2 ordenou que não se afastassem de Jerusalém
3 a promessa que o pai fez para eles
4 Os apóstolos receberiam o espírito santo para dar-lhes força e serem testemunha de Jesus
1- Segundo Lucas, Jesus apareceu aos apóstolos por um tempo de 40 dias para que compreendessem que não estavam sozinhos.
ResponderExcluir2- Ao tomar as refeições com os apóstolos Jesus ordenou: “Não saiam de Jerusalém até o Pai enviar a promessa, conforme eu lhes disse antes.”
3- Jesus está falando da promessa de que Ele pediria ao Pai, para que enviasse outro Conselheiro (Espírito Santo) para estar com eles para sempre.
4- Os apóstolos receberiam o Espírito Santo para que os conduzisse, dando força suficiente para dar continuidade no reino que o próprio Jesus iniciou.
1- Segundo João quem crê em Jesus realizará suas obras e até obras maiores do que Ele realizou.
ResponderExcluir2- Quem ama Jesus é capaz de guardar seus ensinamentos.
3- O Pai dará a quem amar Jesus o Espírito da verdade, que guiará pelo caminho da verdade.
4- O defensor que Jesus prometeu é o Espírito Santo.
1 Fará as mesmas obras que ele faz
ResponderExcluir2 guarda os mandamentos
3 o pai dará o espírito da verdade
4 O espírito santo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1- No dia de Pentecoste Jesus cumpriu a promessa de enviar o Espírito Santo.
ResponderExcluir2- Pentecoste era uma festa que os judeus realizavam em Jerusalém, cinquenta dias após a festa da Páscoa, para comemorar o dia em que Moisés recebeu a Lei e fez com ele uma aliança.
3- O que mais me chamou atenção nessa narrativa, foi o momento em que o Espírito Santo se manifestou e os seguidores de Jesus se sentiram renovados e fortalecidos e começaram a pregar para todo o povo que estava participando da festa, deixando dessa forma de ter medo e assim passando a agir conforme Jesus tinha mandado.
1 Jesus enviou o Espírito Santo
ResponderExcluir2 é uma festa celebrada polos judeus sete semanas depois da Páscoa no 50° dia
3 o incrível ato do Espírito Santo de se manifestar nós discípulos para que todos pudessem entender a mensagem que Deus queria passar
1- Ao ouvir a pregação de Pedro o povo ficava com o coração tocado e cheio de comoção.
ResponderExcluir2- O povo perguntou: “Que faremos, homens irmãos?”
3- Pedro lhes respondeu: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”
4- De acordo com o texto, Deus envia o Espírito Santo para todos, mas precisamos nos abrir para acolhê-lo.
1 ficaram compungidos no íntimo do coração
ResponderExcluir2 "Que devemos fazer irmãos "
3 arrependei-vos e cada um de vos seja batizado em nome de Jesus
4 Deus envia o espírito santo para quem é batizado em nome de Jesus Cristo
1- Ser enviado por Jesus como ovelhas no meio dos lobos significa que o discípulo vai como uma ovelha, cheio de mansidão, para pacificar um mundo marcado pela maldade, pela violência, pela vingança e coisas desse tipo.
ResponderExcluir2- Ser prudente como as serpentes, mas simples como as pombas significa que podemos ser mansos de coração, mas sempre atentos para não cairmos em nenhuma cilada.
3- Ser levado aos tribunais por causa de Jesus significa que serão entregues aos sinédrios, e os açoitarão nas suas sinagogas e serão até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios.
4- Será inspirado em seus corações o que vocês deverão dizer significa que naquela hora será ministrado o que o que haveis de falar.
1- Cristo disse: “ainda um pouco de tempo e o mundo não me verá”, porque veio ao mundo e fez-se gente como nós e deu-se a conhecer, mas depois de cumprir sua missão, Ele enviou o Espírito Santo para acompanhar seu povo.
ResponderExcluir2- A quem ama Jesus e guarda sua palavra, Ele promete que através do Espírito Santo virá até a pessoa e fará sua morada.
3- Os discípulos não precisam ficar com medo e nem com o coração perturbado, porque Deus habita dentro deles e não nenhuma outra força maior que essa para guiá-los.
1- O tesouro que Paulo fala é a grandeza da presença de Deus.
ResponderExcluir2- O vaso de barro representa o nosso coração, frágil e cheio de limitações, de uma vida cheia de fraquezas.
3- Com a frase “Trazemos um tesouro em vaso de barro”, Paulo quis dizer que Deus é o tesouro e nós somos o vaso de barro.
4- Paulo afirma que somos afligidos, postos em apuros, perseguidos, mas sempre vencemos, porque essa é a certeza que a fé nos traz, pois a força que age em nós é a fé no Espírito Santo.