EUCARISTIA I - VERA E SOLANGE E SALETE








SALA VIRTUAL DE CATEQUESE







==============================




















========================================


========================================

==========================================


============================================







------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Santíssima Trindade


Quando fazemos o sinal da cruz, dizemos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
•Deus Pai é o criador de tudo o que existe, nos criou porque nos ama muito.
•Deus Filho é Jesus Cristo, filho de Deus, nascido de Maria, que veio ao mundo para nos  salvar. Morreu, mas ressuscitou.
•Deus Espírito Santo é o amor entre o Pai e o Filho. O Espírito Santo vive em nós para sermos mais santos, por isso Ele é chamado Santificador. Deus Pai é o Criador, Deus Filho é o Salvador, Deus Espírito Santo é o Santificador.
     O mistério da Santíssima Trindade é o maior de todos os mistérios de nossa fé.É o mistério de um só Deus em três pessoas . Pai. Filho e Espírito Santo. Assim , como se juntássemos 3 velas, elas formariam uma só chama; assim as 3 pessoas da Santíssima Trindade formam um só Deus. O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus, mas não são 3 deuses e sim  3 pessoas Divinas num só Deus.
     Em nosso Batismo , a Santíssima Trindade passa a morar em nós, pois somos batizados em Nome do Pai , do Filho e do Espírito Santo.

      RESUMINDO

    Embora não podendo explicar como é Deus, sentimos que Ele nos ama través de 3 pessoas.
* Ele é o criador de tudo, razão de estarmos vivos
   Jesus O chamava de Pai.
* Ele se tornou um de nós, veio ser nosso irmão.
   Foi chamado Jesus o Filho de Deus
*Ele nos inspira e nos dá força para fazer o bem.
  Como fez o Espírito Santo com os  apóstolos.
- Mistério da Santíssima Trindade. Há um só Deus em 3 pessoas, que são Pai, Filho e Espírito Santo.
- Mistério da Encarnação, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, o Filho, que se fez gente e viveu  entre nós.
- Mistério da Redenção, o amor de Deus, manifestado em Jesus Cristo, nos salva, nos santifica.
O Espírito Santo é a força do amor de Deus, agindo no mundo.


Tarefa

Quem é a Santíssima Trindade?


Fazer um desenho representando a Santíssima Trindade. 


_______________________________________________



A Ascensão do Senhor

“E, quando eu for elevado na terra, atrairei todos os homens a mim” (Jo 12,32).

“E o Senhor Jesus, depois de ter-lhes falado, foi arrebatado ao Céu e sentou-se à direita de Deus” (Mc 16,19). Depois da Ressurreição, Jesus esteve quarenta dias com os discípulos, onde comeu e bebeu familiarmente com eles e os instruiu sobre o Reino de Deus. Nesses dias sua glória estava ainda velada debaixo de uma humanidade comum; e a sua última aparição termina com a entrada de sua humanidade na glória divina, simbolizada pela nuvem e pelo céu.

Na Carta aos efésios, São Paulo diz: “Deus manifestou a sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita no céu, bem acima de toda autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa nomear não somente neste mundo, mas ainda no futuro. Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal” (Ef 1, 20-23).A Igreja ensina que “Jesus, rei da glória, subiu ante os anjos maravilhados ao mais alto dos Céus, e tornou-se o mediador entre Deus e a humanidade redimida, juiz do mundo e Senhor do universo. Ele, nossa Cabeça e princípio, subiu aos Céus, não para afastar-se de nossa humildade, mas para dar-nos a certeza de que nos conduzirá à glória da imortalidade… Ele, após a ressurreição, apareceu aos discípulos e, à vista deles, subiu aos céus, a fim de nos tornar participantes da sua divindade”.

A elevação de Jesus na Cruz significa e anuncia a elevação da Ascensão ao céu. Jesus Cristo, o único Sacerdote da nova e eterna Aliança, não “entrou em um santuário feito por mão de homem… e sim no próprio céu, a fim de comparecer agora diante da face de Deus a nosso favor” (Hb 9,24). No céu, Cristo exerce em caráter permanente seu sacerdócio, “por isso é capaz de salvar totalmente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus, visto que ele vive eternamente para interceder por eles” (Hb 7,25). Como “sumo sacerdote dos bens vindouros” (Hb 9,11), ele é o centro e o ator principal da liturgia que honra o Pai nos Céus. (cf. Cat. §662)

Por “estar sentado à direita do Pai” entendemos a glória e a honra da divindade, onde aquele que existia como Filho de Deus antes de todos os séculos, se sentou corporalmente junto do Pai,  como homem também, com a sua carne glorificada. Assim, através de Jesus a humanidade, outrora expulsa do Paraíso, agora volta para o convívio de Deus. Daí Cristo glorioso vai derramar o Espírito Santo sobre a Igreja para que ela cumpra a sua missão de resgatar os filhos de Deus.

O sentar-se à direita do Pai significa também “a inauguração do Reino do Messias, realização da visão do profeta Daniel no tocante ao Filho do Homem: “A Ele foram outorgados o império, a honra e o reino, e todos os povos, nações e línguas o serviram. Seu império é um império eterno que jamais passará, e seu reino jamais será destruído” (Dn 7,14). A partir desse momento, os Apóstolos se tomaram as testemunhas do “Reino que não terá fim”. (Cat. §664)

Por isso, na Festa da Ascensão do Senhor a Igreja reza: “Ó Deus todo poderoso, a Ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros do seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória”. Assim, a Ascensão de Jesus é uma preparação e antecipação da glorificação também de cada cristão que o segue fielmente. Significa que o cristão deve viver com os pés na terra, mas com o coração no céu, a nossa pátria definitiva e verdadeira, como São Paulo lembrou os filipenses: “nós somos cidadãos do Céu” (Fl 3, 30).

Em vista Ascensão de Jesus ao Céu, São Paulo nos exorta: “Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus… Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria” (Col 3, 1-3).

O cristão vive neste mundo sem ser do mundo, caminha entre as coisas que passa abraçando somente as que não passa.
  
Tarefa

O que é A Festa da Ascensão do Senhor?

Fazer um desenho representando a Ascensão do Senhor. 

Cada dia um desafio para cumprir:




_____________________________________________


Tema : Ter fé não é só cumprir preceitos 

Fé é ter certeza daquilo que se crê!!! Cremos em Deus - Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Somos batizados em Deus pela água e na presença de nossos pais e padrinhos. 
Temos a nossa fé Católica - Pertencemos a uma igreja que é Una, Santa e Trina. Então como somos de Deus e somos pertencentes de uma igreja, é nela que devemos caminhar.
 ● Devemos participar da Santa Missa 
 ● Devemos ajudar o próximo 
 ● Devemos observar os mandamentos 
 ● Devemos ler a Bíblia 
 ● Devemos rezar o terço 

Enfim temos uma infinidade de coisas que nos ajudam a estar próximos de Deus e dos irmãos. Tudo isso que fazemos é obrigação? É só um preceito? Ou é a nossa Fé que fazemos é vivemos por amor? Fé é aderir a Deus e a sua igreja. Temos fé em Deus que nos ama , nos cura, nos abençoa e está conosco até a sua segunda vinda. 

Vamos ler a Bíblia para ouvir o que Deus tem a dizer sobre a fé
Sobre a fé: 1 - Ler Hebreus 11, 1 a 40 
•Nesse texto vemos que pela fé os profetas de Deus realizaram grandes coisas. 
A fé que gera obediência: 2- Ler Gênesis 22, 1 a 19 
•Nesse texto vemos a fé e a confiança que Abraão teve em Deus, mesmo talvez com um pouco de medo ele fez o que Deus o mandou fazer e nenhum mal aconteceu a seu filho. 
A fé que nos deu a Salvação: 3- Ler Lucas 1 , 26 a 38 •Nesse texto vemos Maria mãe de Jesus que aceitou ser a mãe do Salvador mesmo sem saber como seria , mais ela confiou, ela teve fé em Deus. 
A fé que nos põe em serviço: 4- Ler Atos dos Apóstolos 2, 42 a 47 
•Nesse texto vemos os apóstolos de Jesus que confiaram em Deus, eles tinham fé em Deus e em tudo aquilo que eles aprenderam de Deus. 
A fé que gera amor: 5- Ler Provérbios 3, 1 a 12 
•Nesse texto vemos que por amor a Deus vamos cada vez mais aprendendo sobre as coisas de Deus e colocando em prática, lembrando que a fé gera amor a Deus e aos irmãos. 

Pra você responder ● O que é a fé? ● Você tem fé em Deus?

Atividade desta semana 
Aprendendo os 10 mandamentos 

6° Mandamento Não pecar contra a castidade 
Deus quer a pureza do nosso corpo, da nossa mente e da nossa alma. Deus quer a pureza do nosso coração para somente ele fazer morada. Assim poderemos ter amizades santas, assim podemos ter nosso caminho em Deus. Devemos evitar as conversas, os pensamentos, as palavras que não tem sentido para Deus. Palavras maldosas, mal intencionadas, desrespeitando a nossa amiga ou o nosso amigo.
__________________________________________


Catequese 13/05/2020

Maio Mês de Maria

Maio não é só o mês das noivas como é popularmente chamado, mas também o mês de Maria, mês das mães. Isso porque no segundo Domingo de Maio comemoramos o dia das Mães e no dia 13 de maio celebramos o dia de Nossa Senhora de Fátima.

Em maio de 1917 o Papa Bento XV, em meio a Primeira Guerra Mundial, convocou todos os católicos para se unirem em oração e pedirem a Nossa Senhora que intercedesse na guerra e trouxesse paz para aquele momento. E foi a partir daí que começa a história de Nossa Senhora de Fátima.

História de Nossa Senhora de Fátima

Oito dias após a convocação do Papa, em resposta às orações, Nossa Senhora de Fátima fez sua primeira aparição em 13 de maio de 1917 na pequena aldeia de Fátima em Portugal. Em um local chamado “Cova de Iria”, ela apareceu para três pequenos pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta.

Por volta de meio-dia eles brincavam pelo campo enquanto cuidavam de um pequeno rebanho quando pararam para rezar o terço, como já era de costume. Queriam voltar logo para a brincadeira e por isso rezaram à moda deles e rapidamente voltaram para o campo e foi quando viram um clarão bem similar ao de relâmpagos.

Acharam que ia chover e por isso se recolheram para ir embora e foi quando viram um segundo clarão em cima da copa de uma árvore (chamada azinheira) e em seguida viram Nossa Senhora de Fátima. Assustados, quiseram correr, mas Nossa Senhora logo os tranquilizou e pedindo que não tivessem medo, pois ela vinha do Céu.

Segundo relato dos próprios pastorinhos, a visão era de uma “Senhora mais brilhante que o Sol”, e em suas mãos pendia um Rosário. Serena e tranquila disse às crianças:

“Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez.”

E as aparições aconteceram sete meses seguintes conforme o prometido.

Antes de ir embora, Nossa Senhora de Fátima ainda ressaltou:

“Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra.”

As aparições de Nossa Senhora de Fátima

As aparições continuaram nos meses seguintes e mesmo em meio a perseguições, maus tratos e acusações de serem mentirosos, Lúcia, Francisco e Jacinta estavam na Cova de Iria para esperar por Nossa Senhora de Fátima. Tanto que na segunda aparição, haviam apenas 50 pessoas os acompanhando.

Mas isso foi mudando e na terceira aparição prometeu um milagre para que o povo acreditasse nas crianças. E na última aparição, em 13 de outubro, o milagre aconteceu. Haviam com eles mais de 70.000 pessoas e em meio a multidão, do meio das nuvens negras, o sol surgiu e começou a girar sobre si mesmo como se fosse uma imensa bola de fogo.

E foi também nessa última aparição que Nossa Senhora de Fátima revelou ser a “Senhora do Rosário” e pediu que ali fosse construída uma capela em sua homenagem.

Nossa Senhora de Fátima
Rogai por nós!


Quiz 13/05/2020

  1. Quais são os tempos litúrgicos da nossa igreja?
  1. Escreva cinco objetos litúrgicos usados na missa.
  1. São 12 os frutos do Espírito Santo, quais são?
  1. Quem batizou Jesus nas águas do Rio Jordão?
  1. Quem são os 12 discípulos de Jesus?
  1. O que Jesus multiplicou que deu para alimentar mais de cinco mil homens?
  1. O Espírito Santo é representado de várias formas na Bíblia, cite uma delas.
  1. Qual o nome do amigo de Jesus que ele ressuscitou?
  1. Qual o nome do anjo que anunciou a Maria que ela seria Mãe de Jesus?
  1. Onde Jesus passou 40 dias e 40 noites jejuando? 
Tarefa

1- Fazer um desenho com uma frase bem bonita que seja sobre Nossa Senhora.

2- Nessa semana vamos rezar todos os dias a Ave-Maria , e se for possível reze o terço para nossa mãe do céu.

3- Ler o Evangelho de Lucas 1, 26-38.


Sobre o que fala esse texto?




______________________________________________


 Nós como igreja estamos ainda no Tempo Pascal. Estamos no tempo que celebra a Vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Ele Ressuscitou. Ele vive . Ele reina .
As leituras que são feitas nas missas durante esse tempo são sobre o tempo que Jesus ainda ficou com os discípulos depois da ressurreição. A liturgia diária nos mostra o passo a passo de Jesus com os discípulos. A igreja agora aguarda a Festa da Ascensão do Senhor , que é a subida gloriosa de Jesus aos céus. E depois teremos a grande festa de Pentecostes, que é a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos. Então vamos viver de forma plena essa verdade que a igreja anuncia, Cristo vive e está entre nós. Aguardamos a sua vinda gloriosa e juntos ressuscitaremos com ele.

Reflexão 1

Ler o Evangelho de Lucas 24 , 13 a 35

Jesus encontra os discípulos que estavam tristes pela sua morte. Ao partir o pão os discípulos reconhecem Jesus. Os discípulos dizem: " Não é que o nosso coração estava ardendo, quando ele nos falava pelo caminho". Que o nosso coração possa arder de desejo de estar com Jesus de ouvir a sua voz.

Pergunta 1
Os discípulos sentiram algo muito bom ao ouvir a voz de Jesus, eles se animaram ao saber que Jesus tinha ressuscitado. O que meu coração sente ao escutar Jesus?

Reflexão 2

Ler o Evangelho de João 14 , 1 a 6

Jesus nos ensina que viver é muito bom. Ter amigos, alegria, fazer coisas , tudo nos anima a viver. Mas a vida é passageira, a vida que vivemos aqui nos levará a eternidade. Jesus Cristo morreu e foi para a Glória Celeste onde estão todos os anjos e santos. Jesus morreu para nos salvar da morte eterna causada pelo pecado. E ele ressuscitou para nos mostrar que existe um céu e que é para lá que ele quer nos levar. Por isso aqui na terra enquanto vivermos, que nós possamos amar a Deus e ao nosso próximo todos os dias. E que nós possamos desejar o céu para estar pertinho de Jesus.

Pergunta 2
Com a ressurreição de Cristo tudo fica mais claro. Entendemos que tudo nesse mundo passa, só Deus basta, nossa vida continuará em Deus, eu quero ir para o céu e você, porque?

Reflexão 3

Ler o Livro de 2 Coríntios 5 , 1 a 10

•Compreendendo o mistério da morte
"Tenda provisória " é a nossa vida onde estamos vivendo dia após dia.
"Morada definitiva" a nossa morada será o céu, lá estaremos com Jesus, se desde já o seguirmos com fé e amor.

•Compreendendo a vida eterna
Nosso mundo é como a tenda provisória e o céu é a nossa morada definitiva.
A ressurreição de Jesus vem nos ensinar a deixar de lado todo medo e toda a nossa preguiça de seguir Jesus. Ele nos garante que quem seguir Jesus que é o caminho, verdade e vida, terá a vida eterna.

•A morte e a ressurreição de Jesus nos ensina que devemos viver com mais amor e alegria, devemos viver cada dia com muita fé e que devemos ser para cada um a luz de Cristo ressuscitado. Que todos nós possamos um dia estar com ele louvando a Deus lá no céu.

Pergunta 3
Estou disposto a seguir Jesus até a vida eterna, como farei isso?

Reze comigo

Senhor Jesus eu quero ter a fé e a esperança de estar contigo. Eu quero ter a alegria e a perseverança para lutar dia dia para fazer o bem a todos e estar contigo no céu. Que meu coração seja bom como o Senhor é bom.

Quiz Catequético

1°) Quais são os sete sacramentos?

2°) Quais são os sete dons do Espírito Santo?

3°) Quais são os quatro evangelhos da Bíblia?

4°) A Bíblia é um conjunto de vários livros, quantos livros a Bíblia tem?

5°) Quais são os mistérios rezados no terço?

6°) Qual o nome do nosso Papa, onde ele vive?

7°) Quem foi o Primeiro Papa da Igreja Católica?

8°) Quem são os pais de Jesus e de Maria?

9° ) Onde Jesus nasceu, qual cidade?

10°) Qual foi o primeiro milagre de Jesus?

Atividade para essa semana

Aprendendo os 10 mandamentos

1° Mandamento
Amar a Deus sobre todas as coisas


Devemos amar a Deus acima de qualquer coisa...Ele deu seu Filho único por amor a cada um de nós….
Devemos nesta semana demonstrar esse amor que vem de Deus,que ele nos ensina..Seja por atitudes, gestos,palavras ou ações , vamos nos comprometer a viver o amor maior, o amor que vem de Deus.


Aprendendo os 10 mandamentos da Lei de Deus

2° Mandamento

Não tomar o santo nome de Deus em vão

Devemos ter respeito a Deus e as coisas de Deus. O nome de Deus é santo. Não devemos ofendê-lo, jurar pelo nome de Deus.

Nessa semana vamos somente louvar a Deus por toda a sua criação, vamos agradecer por tudo o que ele criou e que é bom para nós.


----------------------------------------------------------
Catequese 22/04/2020

Relembrando

Os encontros que tivemos falamos sobre a Campanha da Fraternidade e sobre a Quaresma.

O que é a Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade acontece todos os anos há muito tempo,ela acontece no mesmo período da Quaresma.A Campanha trata de assuntos que são a realidade da nossa sociedade,como a política,fome,moradia,vida,entre outros.Esse ano o Tema foi:" Fraternidade e Vida:Dom e Compromisso " e o Lema foi: "Viu,sentiu compaixão e cuidou dele."(Lucas 10,33-34). Esse tema tratou o olhar para o próximo,olhar e estar atento às necessidades dos mais carentes.

Pergunta 1:

O que é a Campanha da Fraternidade para mim?


O que é a Quaresma

A Quaresma é um tempo muito forte para nós da Igreja Católica. É um tempo de recomeçar,relembrar que somos filhos de Deus e que somos totalmente dependente dele.A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas- nesse dia na Santa Missa recebemos as cinzas em nossas cabeças como sinal de recomeço;"Somos pó e ao pó voltaremos" (Gênesis 3,19), essas cinzas foram feitas a partir dos Ramos que foram abençoados na missa de Domingo de Ramos do ano anterior.Tivemos todo esse tempo da Quaresma, esses 40 dias para praticar a oração,jejum e a caridade.

Oração: Tempo dedicado a Deus para levar a Ele nossas preces, pedidos e agradecimentos.

Jejum: Deixar algo que gostamos de fazer,comer ou beber,para oferecer esse sacrifício à Deus. Exemplo: Alguém que deixou de comer doce por 40 dias, período da Quaresma.

Caridade: Prestamos atenção em quem mais precisa de ajuda. Exemplo: doar roupas, alimentos, brinquedos.

O período da Quaresma termina na Semana Santa, onde celebramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Pergunta 2

O que significa a Quaresma para mim?


Vamos falar um pouco sobre a vida de Jesus

Jesus passou a sua vida anunciando o Evangelho. Desde que Ele foi batizado por João Batista no Rio Jordão, ele recebeu o Espírito Santo e tomou posse da sua missão, levar Deus aos corações dos mais necessitados. Ele curava, Ele amava, Ele dava conselhos, Ele sempre se preocupou e ajudou os que o procuravam. Ele queria que todos sentissem em seu coração o amor misericordioso de Deus. Jesus sempre esteve à disposição de Deus e de todos, sempre estava pronto para anunciar a Boa Nova.

Pergunta 3

O que o meu Batismo significa para mim? Procure saber qual dia você foi batizado.

Pergunta 4

Meu coração está disposto para Jesus?

Vamos falar um pouco sobre o momento mais difícil na vida de Jesus, a sua morte.

Muitos naquela época não entenderam o chamado de Jesus, muitos o ignoravam, eles achavam que Jesus blasfemava, contava somente histórias a toa. Muitos não aceitaram Jesus. Tanto é que crucificaram Jesus numa cruz. Quando Jesus subiu ao monte Getsêmani, ele estava angustiado, sua agonia o fazia sofrer, ele até suou sangue. ( Mateus 26, 36-46) .

Deus por seu imenso amor nos deu seu Filho único, para nos trazer a paz, a salvação, a libertação, para não sermos escravos do pecado. Pecado é tudo aquilo que é ruim, que nos afasta de Deus, nos afasta do nosso próximo. Jesus tomou sobre si nossas dores e sofrimentos. ( Isaías 53, 2 - 12).

Jesus foi fiel a Deus até o fim, aceitou o seu chamado, deu seu sim a Deus e se entregou numa cruz por amor a cada um de nós. O nosso sofrimento muitas vezes nos afasta do amor de Deus, achamos que as coisas ruins vem de Deus. Nada das coisas ruins que nos acontece vem de Deus, existem coisas que acontece por causa de nós mesmos. Exemplo: A fome no mundo é culpa de Deus? Não!!! A fome existe por causa da corrupção, ambição de sempre querer ter mais e não olhar ao próximo. Toda vez que algo ruim acontecer a nós, devemos confiar em Deus e pedir que ele faça sempre o melhor para nós e por quem nós amamos.

Pergunta 5
O que o pecado faz em mim?

Pergunta 6
Os meus medos,tristezas e sofrimentos tem me afastado de Deus?

Pergunta 7
O que o amor de Jesus na cruz me faz pensar, o que esse amor me faz mudar?

Vamos falar um pouco sobre a Ressurreição de Jesus

Cristo Ressuscitou!!! Aleluia!!! Ele vive!!!!!

"Porque vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou!" ( Lucas 24, 5-6)

Jesus Cristo venceu a morte. A morte não segurou Jesus. Ele vive e está no meio de nós. Através dele podemos chegar até Deus e ter a esperança que se vivermos para Deus, sendo bons e fazendo a vontade de Deus, vamos ressuscitar na Glória de Deus. Jesus venceu a morte para nos mostrar que podemos com ele vencer nossos problemas,nossas dificuldades, nossa dores e principalmente vencer o pecado. Jesus disse a nós todos sem exceção :" Eis que estou com vocês todos os dias, até o fim do mundo." ( Mateus 28, 20).

Que tenhamos alegria de viver,a alegria do Cristo Ressuscitado. Ele nunca nos abandonará. A Ressurreição de Jesus mostra que nós todos devemos viver bem, em nossa casa, nossa família, amigos, escola , catequese, até aqueles que não gostamos muito, o Cristo Ressuscitado nos ensina a amar…

Pergunta 8
Eu sou feliz porque Cristo ressuscitou?

Pergunta 9
Como eu vivo a alegria da Ressurreição ?

Resumo da Semana Santa
A Semana Santa é a semana mais importante para nós cristãos.
Domingo de Ramos: Jesus foi para Jerusalém e na cidade entrou em um jumentinho, todos gritavam Hosana ao filho de Davi, colocavam mantos, roupas e ramos sobre o chão, para Jesus passar. ( Mateus 21, 1-11)

Tríduo Pascal

Quinta-feira Santa

Jesus come a última Ceia com os seus discípulos. Parte o pão e distribui o vinho a seus discípulos. Esse dia foi instituída a Eucaristia e o dia que instituído a missão do padres para nós. ( Mateus 14, 22 - 25) Celebramos também o lava - pés,neste ato Jesus lava os pés dos discípulos, ele nos ensina que estamos nesse mundo para servir e não para ser servido.

Sexta - feira Santa

Nesse dia fazemos jejum e abstinência de carne,dia de silêncio e oração, meditar com Jesus cada minuto de sua dor por todos nós.Não comemos carne nesse dia, por respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício por nós.As três horas da tarde na igreja tem um momento de oração onde adoramos a Cruz de Cristo, onde nosso coração se volta piedoso ao nosso Deus. Por causa de nossos pecados ele morreu por nós. Sexta - feira Santa é o único dia que a igreja não celebra a Santa Missa.

Sábado Santo

Dia de silêncio e expectativa, pois aguardamos a ressurreição de Jesus. Sábado a noite tem uma missa belíssima cheia de significados, leituras da Bíblia que narram a história da criação. O padre começa a missa abençoando o fogo, esse fogo quer dizer :Cristo é o fogo que veio para limpar o mundo do pecado, as velas acesas significa a luz de Deus que apaga o pecado em nós. Sábado Santo encerra o tríduo pascal e aguardamos o Domingo de Páscoa.

Domingo de Páscoa

Domingo de Páscoa é a festa central da nossa igreja, celebramos a vitória de Cristo sobre a morte. " Então o anjo disse as mulheres, não tenham medo,vocês estão procurando Jesus? Ele ressuscitou, ele não está aqui"( Mateus 28, 1- 10). Do domingo de Páscoa até o próximo domingo celebramos como se fosse o mesmo dia, o dia da ressurreição de Jesus. O tempo que estamos vivendo agora na igreja é o Tempo Pascal, esse tempo vai até o Domingo de Pentecostes.

Pergunta 10

Esse ano por causa do isolamento social, como eu vivi a Semana Santa? Participei de alguma celebração pela televisão?

Repita comigo

Senhor Jesus eu quero o teu Espírito Santo,eu quero que a alegria da Ressurreição transborde em mim. Eu quero que o meu coração esteja cheio de paz, amor, alegria, confiança e esperança em ti.Que eu aprenda quer ser de Jesus é muito bom.

Respostas dos catequizandos:


(clique no vídeo para ampliar)



Nenhum comentário:

Postar um comentário